7/09 |Palestra: LEOPOLDINA – a mulher na Independência do Brasil

Como forma de comemorar um dos mais importantes feriados nacionais, realizaremos no dia 7 de setembro, às 11h, no Museu Nacional, a palestra “LEOPOLDINA – a mulher na Independência do Brasil”.

leopoldina_cartaz

A palestra abordará a criação de Leopoldina, sua viagem para o Brasil, a adaptação, suas impressões acerca da Quinta da Boa Vista a partir de descrições enviadas à irmã e, é claro, sua atuação com o processo da Independência do Brasil.

O palestrante convidado é Paulo Rezzuti, autor de vários livros sobre a família imperial, dentre eles: “D. Leopoldina – A História Não Contada – A Mulher Que Arquitetou a Independência do Brasil” (Editora Leya, 2017).

Para participar é preciso realizar pré-inscrição por meio do preenchimento de um formulário eletrônico.

[googleapps domain=”docs” dir=”forms/d/e/1FAIpQLSedvPZvGLxC-SMvxgIj1tArrZjGIlKgBnc0Uc29_tvagCdOYg/viewform” query=”embedded=true” width=”700″ height=”520″ /]

Projeto “O Museu já foi Palácio”

Foi desenvolvido pela Seção de Assistência ao Ensino  para atender a uma das principais demandas do público visitante do Museu Nacional. Este possui grande interesse por discussões acerca dos homens e mulheres que residiram ou frequentaram o Paço de São Cristóvão, que desde 1892 abriga o museu. O projeto assumirá, inicialmente, um caráter mais biográfico e, ao longo do tempo, incorporará as contribuições do público, que participará da construção contínua do projeto, indicando personagens e temas relacionados ao Brasil Império que sejam de seu interesse.

Paulo Rezzuttti

É arquiteto, historiador, youtuber e escritor. É membro dos Institutos Históricos e Geográficos de São Paulo e de Campos dos Goytacazes. Foi consultor do trabalho arqueológico que estudou os remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil, sendo o responsável pelo trabalho de retirada do esquife da Imperatriz D. Amélia. Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2016, com o livro D. Pedro, a história não contada. É autor de vários livros, dentre eles: Titília e o Demonão. Cartas inéditas de d. Pedro à marquesa de Santos; D. Leopoldina, a história não contada. A mulher que arquitetou a Independência do Brasil e Domitila, a verdadeira história da marquesa de Santos.

paulo rezzutti_palestrante