Estudo de Público

estudodepublico

Projeto: O Museu Nacional e o seu Público de Visitação Programada: levantamento do perfil dos visitantes e avaliação das visitas mediadas.

Edital: Jovens Talentos – FAPERJ/2013

Coordenadores:

Prof. Dr. Marcelo de Araújo Carvalho (Docente do Departamento de Geologia e Paleontologia-DGP)

Ms.Andréa Fernandes Costa (Técnica em Assuntos Educacionais da Seção de Assistência ao Ensino-SAE)

Bolsistas:

André de Oliveira Sena Melo – Aluno do 3° ano do Ensino Médio – Colégio Pedro II; Gabrielly Silveira Vianna – Aluna do 3° ano do Ensino Médio – Colégio Pedro II; Luiz Felipe Liebermann Merino – Aluno do 3° ano do Ensino Médio – Colégio Pedro II; Peterson de Almeida Figueiredo – Aluno do 3° ano do Ensino Médio – Colégio Pedro II; Stefany Oliveira Thomaz – Aluna do 3° ano do Ensino Médio – Colégio Pedro II; Viviane Campos da Silva Nunes – Aluna do 3° ano do Ensino Médio – Colégio Pedro II

Resumo: Os dados do público visitante do Museu Nacional apontam para uma significativa freqüência de alunos e professores à instituição (40.789 em 2012 e 45.050 em 2011). Reconhecendo a importância social da escola, assim como sua forte capilaridade na sociedade, acredita-se que por meio da colaboração com esta instituição, o museu poderá promover a socialização do conhecimento cientifico a partir de um processo educativo sistematizado e contínuo, ampliando o alcance social do trabalho desenvolvido. Com o intuito de promover uma maior colaboração entre educação formal e não formal, desenvolvemos um estudo de público que busca traçar o perfil dos educadores que promovem visitas ao Museu Nacional – MN, identificando, dentre outros aspectos, seus principais interesses e objetivos. Busca-se, também, por meio da consulta aos responsáveis pelos grupos que agendaram visitas ao Museu Nacional, promover a avaliação das visitas mediadas realizadas pela equipe de mediadores da SAE. O levantamento de dados para este estudo se dá por meio da aplicação de um questionário auto-administrado aos responsáveis por grupos em visitas programadas ao MN (momento anterior a visita) e do envio, por e-mail, de um questionário que busca levantar as impressões e opiniões dos professores/educadores acerca das visitas mediadas. Os resultados obtidos por meio deste estudo contribuirão para estreitar ainda mais os laços entre o setor educativo do MN e as escolas que o procuram, ampliando a qualidade dos projetos educacionais desenvolvido pela instituição junto a esse público específico.

Objetivos:  a) Levantar o perfil dos/as educadores que promovem visitas programadas ao Museu Nacional; b) Identificar os interesses e objetivos dos educadores ao promover uma visita a esta instituição, c) Identificar quais são as estratégias que os professores relatam usar em suas vistas de campo a museus e outras instituições similares; d) Avaliar as visitas mediadas realizadas pelos mediadores da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional.

Nenhuma resposta

  1. Elisa Carla Leal Iglésias
    Elisa Carla Leal Iglésias / 6-5-2013 / ·

    Prezados,
    sou aluna de graduação da UERJ/FFP e busco dados sobre visitas das escolas públicas, no caso, preferia escolas públicas que não fossem os Cap UERJ e FFP, ou Colégio Pedro II. A minha questão é saber se as escolas públicas procuram esse rico espaço educativo. Pois todas as vezes que vou ao museu as escolas que lá estão em visita são as particulares ou as escolas públicas de referencia como as citadas acima. Se vcs pudessem me ajudar, ou pelo menos me indicar como posso fazer para conseguir esses dados.
    Obrigada e o trabalho de vocês é super importante para novas mudanças de comportamentos e práticas educacionais.
    Elisa Carla Leal Iglésias
    Pedagogia FFP – estudante
    Matrícula: 200520575721

  2. Ana Cristina Domingues Couto
    Ana Cristina Domingues Couto / 1-18-2018 / ·

    Olá,Bom dia.
    Sou aluna da pós-graduação em História da cidade do Rio de Janeiro, pela FACEL ( Instituto Venturo).Já estive no Museu Histórico em busca de mais informações sobre a Farmácia Teixeira Novaes que está em exposição permanente no museu. Sou farmacêutica de formação (UFRJ) e no momento o meu maior interesse é a história da farmácia. Meu intuito é conhecer bem o museu para contextualizar o acervo com a história da saúde/farmácia na cidade do Rio de Janeiro, para tal acabei de “tentar” me inscrever no curso que vai ser ofertado pelo museu para guias de turismo (também tenho essa formação). Desde já agradeço a atenção e espero conseguir uma vaga no curso.
    Ana Cristina D.Couto

  3. Luis
    Luis / 2-21-2018 / ·

    Bom dia! Sou assistente em administração da UFRJ, tendo formação em comunicação (graduação e mestrado) e gostaria de colaborar com este projeto. Gostaria de saber se existe interesse da Instituição na participação de novos parceiros e, caso afirmativo, como poderíamos criar um canal para nos comunicarmos. Abraços!

Responder