O Museu Nacional Vive nas Escolas

            O projeto “O Museu Nacional Vive nas Escolas” visa proporcionar atividades educativas e culturais junto aos alunos de escolas públicas e particulares, a partir da interação direta com a coleção didático-científica da Seção de Assistência ao Ensino- SAE e da mediação dialógica feita pelos educadores museais, mediadores e técnicos do Museu Nacional-MN.

            A SAE busca manter vivo o vínculo construído ao longo de mais de 90 anos com as escolas, pois o incêndio ocorrido no Museu Nacional constituiu uma grande ruptura nas relações entre o MN e as unidades de ensino.

            Este projeto consistirá de 1 (uma) mostra composta por até 42 objetos da Coleção Didático-Científica da SAE e tem como objetivo, promover a educação, a popularização das ciências, ampliar o acesso da comunidade escolar ao patrimônio científico-cultural e possibilitar situações que estimulem a construção de novas aprendizagens.

1. Orientações Gerais

1.1. Critérios para participação

1.1.1. Podem participar do projeto escolas públicas e particulares de Educação Básica situadas a no máximo 50 km do Museu Nacional (Av. Bartolomeu de Gusmão, 875 – São Cristóvão, Rio de Janeiro). Sendo considerado para o cálculo, a via principal de acesso do MN até a unidade de ensino.

1.1.2. A escola deve disponibilizar uma área coberta ou fechada de no mínimo 25m2 para a realização das atividades do projeto. Solicitaremos que as escolas contempladas enviem imagens do espaço no qual serão realizadas as atividades do Museu.

1.2. Do Sorteio

1.2.1.  Os sorteios serão realizados mensalmente, sendo contempladas 4 unidades de ensino por mês (3 escolas públicas e 1 escola privada).

1.2.2. Para participar é necessário que a instituição seja inscrita por meio do preenchimento do formulário do mês correspondente, pois as inscrições não serão aproveitadas para o mês seguinte.

1.2.3. Será considerada apenas uma inscrição por escola e cada unidade de ensino poderá ser contemplada apenas uma vez por ano. Unidades diferentes de uma mesma instituição serão consideradas como inscrições diferentes.

1.2.4. Será divulgada uma listagem com todas as escolas públicas e particulares inscritas, nas redes sociais da SAE, atribuindo a cada uma, um número de inscrição que será utilizado no sorteio, excluindo-se repetições caso haja mais de uma inscrição por unidade de ensino.

1.2.5. A cada sorteio serão sorteados, primeiramente 6 escolas públicas, sendo as 3 primeiras contempladas e as 3 seguintes ficarão em lista de espera. Em seguida, serão sorteadas 2 escolas privadas, sendo a primeira contemplada e a segunda em lista de espera. Assim, ao todo serão sorteadas 8 escolas, de modo que destas 4 serão contempladas e 4 ficarão em lista de espera.

1.2.6. As escolas sorteadas para lista de espera (3 públicas e 1 particular) poderão participar mediante cancelamento por parte da instituição contemplada ou no caso de uma delas não apresentar as condições necessárias para a implementação do projeto.

1.2.7. A data da ida do Museu Nacional à escola respeitará a ordem do sorteio.

1.3. Da atividade na escola

1.3.1. A atividade será realizada de 10h às 15h e podem participar da mesma no máximo 150 pessoas por hora, divididas em grupos.

1.3.2. A mostra será composta por até 42 itens da Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino, selecionados de acordo com os interesses da escola sorteada. A seleção dos itens será feita no formulário de inscrição.

1.3.3. Os itens serão expostos em 4 mesas, acompanhados de um painel de apresentação do projeto e do Museu Nacional.

1.3.4. A atividade contará com a presença de educadores museais, mediadores e técnicos do Museu Nacional.

1.3.5. Será solicitada autorização para uso de imagem dos alunos.

1.4. Do resultado

1.4.1 O resultado será divulgado nos endereços eletrônicos: no blog saemuseunacional.com e facebook: https://www.facebook.com/saemuseunacional/

1.4.2. A Seção de Atendimento ao Ensino- SAE entrará em contato com as escolas contempladas por meio de telefone e/ou e-mail, em acordo com os dados informados no Formulário de Inscrição sendo de responsabilidade da unidade educacional, o correto preenchimento do mesmo.

2. Das Disposições Finais:

2.1. As ocorrências não previstas e os casos omissos serão resolvidos pela equipe de servidores da Seção de Assistência ao Ensino em conjunto com a Coordenação de Extensão do Museu Nacional.

2.2. No caso de áreas conflagradas, as condições de segurança para realização do projeto serão avaliadas pela equipe.

2.3. A inscrição das unidades de ensino implicará no conhecimento das regras contidas nestas orientações e aceitação das condições estabelecidas.

2.4. O projeto poderá sofrer alterações, atualizações ou acréscimos, sendo de responsabilidade das unidades de ensino, o acompanhamento das publicações em nossas redes sociais.

2.5. Os interessados podem tirar dúvidas pelo e-mail: mnvivenasescolas@mn.ufrj.br.

3. Formulário eletrônico

O link de acesso ao formulário eletrônico será disponibilizado em nossas redes sociais no período de inscrição.

            Acompanhe o sorteio e demais ações do projeto em nossas redes sociais: (blog: saemuseunacional.com e facebook: https://www.facebook.com/saemuseunacional/)

10 Respostas

  1. Maria de Fátima G. Castro
    Maria de Fátima G. Castro / 7-22-2019 / ·

    Adorei e me emocionei com a minha descoberta sobre o Projeto “#museu vive nas Escolas”. Representa um importante resgate da história e dos patrimônios cultural, imaterial e natural do nosso planeta.
    Espero que a minha escola, que também se localiza no Bairro Imperial de São Cristóvão, seja contemplada com a visita da sua equipe. O MUSEU NACIONAL VIVE EM NÓS!!! <3

  2. Rogeria
    Rogeria / 8-11-2019 / ·

    Eu sou professora de ciências do CIEP 450Emiliano Di CAVALCANTI em Niterói Babu, vou ficar, vou ficar muito feliz se minha escola for sortidas.

  3. Angelita de Brito Campos
    Angelita de Brito Campos / 8-12-2019 / ·

    Boa noite !

    Gostaria muito que minha escola fosse contemplada, pois a maioria dos nossos alunos não tem condições financeiras de conhecer um pouco da história do nosso país .
    Através desse projeto , eles terão a oportunidade de ter contato com a história contada por nossos professores , ao vivo . Seria maravilhoso !!!
    Um forte abraço !
    O museu vive !!!
    Angelita Campos

  4. Rosane
    Rosane / 9-10-2019 / ·

    Bom dia. Para o mês de outubro, acontecerão visitas ? Obrigada.

  5. Rita de Cassia Antunes Pinheiro
    Rita de Cassia Antunes Pinheiro / 10-2-2019 / ·

    Oi bom dia, estou tentando realizar a inscrição, porém não estou conseguindo. A página do formulário de inscrição não está abrindo.

Responder