Antes de realizar o pedido, gostaríamos que atentassem às seguintes informações:
Do pedido de empréstimo público externo ao Museu Nacional
Os pedidos de empréstimo do público externo ao Museu Nacional serão realizados somente através do preenchimento do formulário no final desta página.
Dos dias e horários dos empréstimos e devoluções para o público externo
Os empréstimos e as devoluções são realizados às terças e quartas-feiras, no horário da manhã (10:00 – 11:00) ou da tarde (13:00 -14:00). A Coleção Didática da SAE está acondicionada em locações distintas da sede administrativa do setor, sendo, portanto, o cumprimento dos dias e dos horários agendados para a realização da retirada dos empréstimos e das devoluções de suma importância para a logística do processo.
Do Local
A retirada e a devolução dos empréstimos ocorrem no Departamento de Vertebrados (DV), dentro do Horto Botânico da Quinta da Boa Vista. O Horto Botânico está localizado à esquerda da entrada em frente à estação do metrô São Cristóvão e da Supervia. Atenção: O acesso de veículos ao Horto Botânico deve ser realizado através da entrada do Bioparque, uma vez que a entrada mencionada da Quinta da Boa Vista não permite a circulação de veículos. Orientações: Acessar a entrada de veículos do Bioparque e do Restaurante da Quinta; Trafegar dentro da Quinta até a portaria do Horto Botânico e, após identificação, estacionar próximo ao DV.
Dos Prazos e dos Itens Emprestados
O uso do material das coleções Zoológica, Paleontológica e/ou Geológica para empréstimos da SAE em atividades educacionais e culturais sem fins lucrativos ocorrerá sem ônus para o solicitante. No caso de uso da Coleção em atividades com fins lucrativos, haverá cobrança de taxa a ser paga via Sociedade de Amigos do Museu Nacional – SAMN.
O Material fica emprestado pelo período de 14 dias corridos. Esse prazo pode ser antecipado ou prorrogado mediante prévia comunicação à equipe da Coleção. Os itens serão escolhidos pelos membros da equipe da Coleção Didática conforme os critérios preenchidos pelo solicitante e mediante a disponibilidade dos mesmos.
Em caso de Danos aos Itens
Em caso de danos aos recipientes (vidros ou caixas), a substituição deverá ser feita por outro similar. Caso ocorra danos irreversíveis aos itens, o(a) solicitante e a Instituição a ele(a) vinculada ficarão impedidos de realizar novos empréstimos pelo prazo estipulado pela equipe, que será proporcional aos danos.
Em caso de não comprimento dos Temos de Uso
Em caso do não cumprimento dos Termos de Uso estabelecidos pela Equipe da Coleção, o(a) solicitante e a Instituição a ele(a) vinculada ficarão impedidos de realizar novos empréstimos pelo prazo estipulado pela equipe, que será proporcional aos descumprimentos.
Agendamento e Documentação Necessária para todos os públicos
O agendamento do empréstimo ocorrerá somente através do preenchimento do formulário e com o posterior envio da seguinte documentação:
Documentação para retirada por Pessoa Física
– Documento Oficial de Identificação com foto;
– CPF;
– Comprovante de residência do/a requisitante.
*A retirada poderá ser realizada por terceiros, mediante prévia comunicação e apresentação de documentação de identificação oficial com foto.
Documentação para retirada por Pessoa Jurídica
– Apresentação de um ofício em papel timbrado e assinado pelo/a responsável pela instituição.
– Cópia do RG da pessoa que fará a retirada do material;
Qualquer dúvida, não hesite em nos contactar.
Coordenação: Aline Roberto da Costa.
Vice-Coordenação: Sheila Nicolas Villas Boas.
Equipe: Igor Fernandes Rodrigues, Flávio da Silva Baptista, Paulo José Santos;
Extensionistas: Yasmin Costa
Email- colecaodidatica@mn.ufrj.br
Wats-up – 21 974452739
Caso tenha alguma dificuldade em acessar o formulário, click no link: https://form.jotformz.com/81056515779667 Ou entre em contato pelo e-mail colecaodidatica@mn.ufrj.br