RETROSPECTIVA SAE 2013
RETROSPECTIVA SAE 2013
O ano de 2013 foi muito produtivo para a SAE! Juntos, servidores, estagiários voluntários, bolsistas e colaboradores, conseguiram implementar muito projetos educativos e realizar várias ações voltadas para os diferentes públicos do Museu Nacional.
Foram realizadas mais de 400 visitas educativas, totalizando mais de 13.000 participantes.
Da atividade Diálogos entre Educadores, participaram ao longo do ano, 264 pessoas, dentre professores, guias de turismo e licenciandos de diferentes áreas.
Já o Blog da SAE foi visitado por 12.680 pessoas, tendo sido os conteúdos disponibilizados no mesmo alvo de 37.172 visualizações em 2013.
No que diz respeito à Coleção Didática da SAE, foram feitos 66 empréstimos de material, totalizando a saída de 1.081 espécimes da coleção, utilizados, em sua maioria, por professores de escolas particulares (35%), seguidos por professores de escolas públicas (30%).
Em 2013 a SAE teve, ainda, a oportunidade de criar o Espaço Ciência Acessível, que atualmente conta com a exposição O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos. Nesse espaço, pessoas cegas, com baixa visão e cadeirantes, também tem ao alcance das mãos, esponjas, corais, uma tartaruga verde, um Pinguim de Magalhães, dentre outros.
A equipe da SAE participou, também, de importantes eventos de popularização da ciência, dentre eles a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/Polo Quinta da Boa Vista, o Museu Vai à Praia, o Aniversário do Museu Nacional, o Turismo Cultural no Bairro Imperial e o Sábado da Ciência Especial – comemoração dos 30 anos do Espaço Ciência Viva. No contexto dos referidos eventos, tivemos a oportunidade de apresentar o MN para cerca de 25.700 pessoas. Especialmente naqueles realizados extra muros, possibilitamos que muitos cidadãos tivessem seu primeiro contato com esta instituição que caminha para o seu bicentenário.
Ao longo do ano foram fortalecidas algumas importantes parcerias com profissionais de diferentes museus do Rio de Janeiro. Destacamos a criação do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T, proposta de trabalho colaborativo multidisciplinar e interinstitucional, visando à criação de uma rede de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes sobre a área em questão. Participam do mesmo, além do MN, o Museu da Vida (Fiocruz), O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MCTI), Casa da Descoberta (UFF), Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro – Museu do Universo e Museu Aeroespecial.
Ressaltamos, também, a participação da SAE no Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes, capitaneado pelo Núcleo de Extensividade da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Participaram do mesmo, professores e alunos dos 25 Ginásios Experimentais da Rede Pública Municipal de Ensino, bem como o Instituto Moreira Salles, o Centro Cultural Banco do Brasil; o Museu Casa do Pontal, a Casa Daros, o Museu de Arte do Rio e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.
No dia 15 de outubro, a SAE completou 86 anos de existência. A comemoração do 86º Aniversário do primeiro setor educativo de um museu brasileiro se deu no âmbito de uma reunião da Rede de Educadores em Museus do Rio de Janeiro (REM-RJ), realizada no Museu Nacional. Nessa ocasião foi lançado o logotipo do setor educativo, criado pelos mestrandos Igor Rodrigues e Fabiano Castro.
Finalizamos este ano satisfeitos com o fato de termos conseguido superar nossas expectativas e metas. Felizes por podermos compartilhar com os colegas do Museu Nacional, educadores de museus e com a sociedade, principalmente, essas vitórias que são de todos nós. Que 2014 seja ainda melhor, ano de muitos encontros felizes e de avanços no que diz respeito à popularização do conhecimento científico, à inclusão sociocultural e ao acesso pleno das pessoas com a deficiência ao mais antigo museu do Brasil. Para isso, CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS!
Feliz 2014!!!