Projeto “O Museu Nacional e a Comunidade Escolar do Rio de Janeiro”
Em julho teve início a segunda fase do Projeto “O Museu Nacional e a Comunidade Escolar do Rio de Janeiro”, uma realização da SAMN, com patrocínio da BG Brasil, em colaboração com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) e o Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (DGP).
O Projeto visa contribuir com a formação de docentes nos campos da educação em museus e das geociências e promover uma maior integração entre o Museu Nacional e as instituições de ensino do Rio de Janeiro.
Na primeira etapa, os professores selecionados participaram do Curso de Extensão Descobrindo a Terra, composto por aulas ministradas pela equipe de pesquisadores do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional e pelas educadoras da SAE. No âmbito do Curso, os professores realizaram um trabalho de campo nos municípios de Cabo Frio e Búzios, locais com as rochas mais antigas do Estado do Rio. Os professores cursistas revelaram que suas impressões acerca do curso foram majoritariamente positivas. Maiores informações em:
Agora, na segunda fase, os professores cursistas estão retornando ao Museu Nacional, só que agora acompanhados de seus alunos. Para as visitas, os professores tem planejado atividades que vem enriquecendo a experiência de seus alunos no museu e tem contado com a colaboração dos mediadores da SAE. O Projeto viabiliza o deslocamento dos estudantes e professores até o Museu, por meio do aluguel de ônibus.
Dificuldades enfrentadas por professores do ensino fundamental no ensino de geociências são o distanciamento do processo de construção do conhecimento em Geologia e a carência de disciplinas em sua formação. Nesse sentido o MN, importante centro de pesquisa, ensino, preservação e socialização de um riquíssimo acervo de Ciências Naturais, pode ser entendido como um locus privilegiado para a promoção da educação científica. Sendo assim, a realização de um curso para professores do ensino fundamental com profissionais de Geociências e Educação Museal busca contribuir para a superação das referidas dificuldades e para a autonomia docente.
Paralelamente às visitas, os cursistas desenvolverão um exposição itinerante que percorrerá suas escolas, visando à ampliação do alcance social do projeto e o estímulo à produção intelectual dos docentes. Assim, objetiva-se gerar conhecimentos e metodologias que subsidiem projetos educacionais desenvolvidos junto ao público escolar que tenham real capacidade de intervenção na sociedade.