OFICINA | 17/10 | “O Fundo do Mar para Cegos”
OFICINA “O Fundo do Mar para Cegos” ações de inclusão em museus para redução das desigualdades
Data: 17/10/2018 | Local: Sala 01 – Horto Botânico do Museu Nacional (Quinta da Boa Vista – São Cristóvão)
Público-alvo: Estudantes de Graduação, Professores e Profissionais de Museus
N° de vagas: 30
Inscrições: Até 16/10 pelo e-mail sae@mn.ufrj.br (Assunto: Inscrição na oficina. Informe nome completo, data de nascimento, telefone e instituição. Estudantes da UFRJ, informar o curso)
Obs: Haverá certificação
A oficina tem como objetivo geral discutir a importância de promover um acesso mais amplo e democrático às ciências naturais na educação museal e na divulgação científica. Ao longo do da mesma será feita uma discussão teórica com base em estudos com o tema de inclusão articulado à ciência, educação, museus e divulgação científica. Abordaremos diferentes experiências, bem como apresentaremos iniciativas promovidas por diferentes instituições museológicas no que diz respeito à superação às barreiras materiais e imateriais que levam a exclusão. Os participantes serão convidados a tocar itens das Coleções Didáticas para Empréstimo da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) e pensar possíveis usos desses materiais no âmbito de ações educativas acessíveis. A oficina contará com a participação da Graduanda em Biologia (PUC-RIO), Eduarda Emerick, mediadora cega e colaboradora da SAE-MN/UFRJ.
A atividade faz parte da Programação da 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.