Começa no dia 6/02 | VI Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional

Começa no dia 6/02 | VI Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional

cartaz_02-02-17

Em fevereiro será realizada a 6ª edição do Curso de Formação Mediadores do Museu Nacional, inaugurando novo formato. Serão ao todo 6 encontros ao longo de duas semanas.  Na primeira serão realizadas mesas-redondas e oficinas acerca da educação museal, relação museu-escola, acessibilidade e crianças nos museus. Já na segunda semana, serão realizadas atividades com foco nas exposições do Museu Nacional, considerando os seguintes temas: Arqueologia Brasileira, Egito Antigo, Evolução Humana (Antropologia Biológica), Biologia Marinha, Entomologia, Etnologia Indígena e Africana.

CRONOGRAMA

Datas das aulas: 6, 8 e 10/02 e 13, 15 e 17/02 | Local: Museu Nacional – UFRJ

Horário: 9h30min às 16h30min (Almoço: 12h30min às 13h30min)

Inscrições on-line: 18 a 27/01 | Divulgação do resultado da seleção: 31/01

Público-alvo: Estudantes do 2° ao 6°período dos seguintes cursos de graduação da UFRJ-História, Ciências Biológicas, História da Arte, Letras-LIBRAS, Ciências Sociais, Terapia Ocupacional, Comunicação Social, Geologia, Astronomia e Pedagogia.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

6/02 | Segunda| RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA E EDUCAÇÃO MUSEAL

9h30min – 12h30min | Mesa-Redonda “E a escola vai ao Museu:  a vez e a voz dos professores”

Professores da Educação Básica compartilharão suas expectativas em relação às visitas que realizam aos museus, falarão sobre o planejamento e a avaliação das mesmas, bem como das dificuldades encontradas para realizá-las.  Abordarão suas experiências bem sucedidas e mal sucedidas relacionadas às visitas aos museus e compartilharão conosco suas sugestões.

RENATA BASTOS DA SILVA | Ex-professora da SEEDUC | Professora IPPUR – UFRJ | Licenciada em História pela UNIRIO, Mestre em História pela UNESP e Doutora em História Social pela USP. Pós-doutorado PPFH da UERJ com o projeto “O pensamento educacional brasileiro e a gestão democrática na escola: uma breve experiência”. É Professora Adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Atuou no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio ministrando as disciplinas História, Sociologia, Filosofia e Geografia no Colégio Estadual Joaquim Távora; Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual Maria Pereira das Neves, Colégio Estadual Brasília e Colégio Estadual Pau D’Alho.

JOSÉ LEANDRO CARDOSO | Escola Municipal Nilo Peçanha (SME-RJ) | Bacharel e Licenciado em Historia pela UFF, Mestre em História Social pela UFF e Doutor em História das Ciências e da Saúde – Casa de Oswaldo Cruz (2009). Atualmente é professor docente I – Secretaria de Estado de Educação e Professor de Ensino Fundamental História/Humanidades, na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Desenvolve atividades cineclubistas e pesquisas na área de História e Educação, com ênfase em História das Ciências, divulgação científica, Guerra Fria, Corrida Espacial, educação sanitária, saúde pública, cinema e educação para o segundo segmento.

RUBENS AKESHI MACEDO ODA | Colégio Pedro II | Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ, Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela UFRJ, Mestrado e Doutorado em Ecologia pela UFRJ. Atualmente é professor do Colégio Pedro II e de diversas instituições de ensino médio. Coordena a Olimpíada Brasileira de Biologia. Diretor pedagógico da plataforma educacional Descomplica, atualmente investe a totalidade de seu tempo na educação básica e no desenvolvimento de projetos de popularização/alfabetização científica.

PATRÍCIA DO S. DE C. DA SILVA | Professora da SEEDUC e da SME-RJ | Licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ, Especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ, Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ. É professora da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Docente I da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia.  Tem experiência na área de Ciências Ambientais, ensino de ciências, divulgação científica com ênfase em Educação não formal e formação de professores de séries iniciais.

BRUNA DE MORAES | Professora da Escola de Educação Infantil da UFRJ | Formada em Pedagogia pela UFRRJ. Especialista em educação infantil pela PUC-Rio.

13h30min-16h30min | Oficina “Educação Museal: teoria e prática”

Os participantes formarão grupos e discutirão casos relacionados à prática da educação museal, apresentando críticas e possíveis soluções para as situações e problemas identificados.

Andréa F. Costa | Educadora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional;  Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos/Escola de Museologia – UNIRIO. Doutoranda em Educação pelo PPGEdu – UNIRIO, Mestre em Educação pelo mesmo Programa, Graduada em História pela UERJ – FFP.

Sheila Nicholas Villas Boas | Educadora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco e Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e MinC.

08/02 | Quarta | TEMA: ACESSIBILIDADE

9h30min-12h30min | Oficina de Audiodescrição “Palavras que fazem Ver”

Nesse encontro os participantes serão apresentados à área da audiodescrição e será dada ênfase à questão no âmbito dos museus. Os cursistas serão convidados a exercitar a audiodescrição de objetos encontrados nas exposições do Museu Nacional.

Responsável:

ANA FÁTIMA BERQUÓ CARNEIRO FERREIRA | Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC) | Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST, 2016; Especialista em Audiodescrição pela UFJF; Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST; Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ; Graduada em Letras – Português/Literaturas pela UERJ, 1996; Áudio-descritora; Membro da Comissão de Áudio-descrição do IBC; Colaboradora em áudio-descrição do Programa Especial da TV BRASIL de 2009 até 2016.

13h30min – 16h30min | Oficina de LIBRAS “Sinais em favor da mediação”

Na oficina os cursistas serão apresentados às principais características da Língua Brasileira de Sinais e a alguns sinais utilizados no contexto da visita aos museus.

Responsáveis:

RENATA RAZUK – Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação – FE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DÉBORA O. MELO RICIO – Coordenação de NAPNE – Pedagoga Bilíngue – Professora do Ensino de LIBRAS/IFRJ – Campus Mesquita

10/02 | Sexta-feira | TEMA: INFÂNCIA E MUSEU

9h30min-12h30min | Mesa-Redonda “Tem criança no Museu!”

Mesa-Redonda formada por educadoras que abordarão aspectos relacionados à infância nos museus e resultados de pesquisas relacionadas ao tema.

THAMIRIS BASTOS LOPES – Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, Mestra em Ciências em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO e Graduada em Pedagogia pela UERJ.

ADRIANA VICENTE DA SILVA DE SOUZA – Atua no setor de extensão do Instituto de Geociências da UFRJ. Coordenou o Núcleo de Educação da Casa da Ciência da UFRJ., Graduada em Letras pela UFRJ, Mestre em Ciências pelo Programa Multidisciplinar de História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia do Conhecimento Científico da UFRJ.

BRUNA MOLISANI FERREIRA ALVES –  Professora Adjunta da Faculdade de Formação de – UERJ/FFP. É Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFF.  É pesquisadora do LEDUC/UFRJ e orientadora pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ.

 

13h30min – 16h30min | Oficinas Experimentando ser criança no museu

Os cursistas terão a oportunidade de participar de atividades voltadas para o público infantil e que são promovidas por diferentes museus de ciência.

Avental de Histórias no Castelo Mourisco/Museu da Vida |

Claudia Araujo de Oliveira – Museu da Vida – FIOCRUZ | Graduada em Museologia pela UNIRIO; Especialista em Educação Profissional em Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz;  Autora do livro infantil Oswaldo e seu Castelo (Série Histórias do Museu da Vida); Co-autora do livro infantil Afinal, o que houve com o meu corpo? (Série Histórias do Museu da Vida); Educadora e integrante da equipe de mediadores do Serviço de Visitação e Atendimento ao Público/SVAP do Museu da Vida, desde 2002.

 13, 15 e 17/02 | FORMAÇÃO NAS EXPOSIÇÕES

Ao longo dos encontros, considerando as temáticas de cada dia, serão realizadas atividades em diferentes exposições do MN. As mesmas serão realizadas em grupo e cada um apresentará propostas relacionadas à mediação nos espaços, levando em consideração os objetos e conteúdos presentes nas exposições. As atividades serão acompanhadas por professores de diferentes Departamentos do Museu Nacional (Geologia e Paleontologia, Antropologia, Vertebrados e Invertebrados), que atuarão como consultores ao longo do processo de elaboração da mediação, tirando dúvidas dos grupos e comentando aspectos relacionados aos conteúdos apresentados pelos mesmos.

13/02 | 9h30min-12h30min | EGITO ANTIGO com o Prof. Antonio Brancaglion Júnior

13/02 | 13h30min-16h30min | ETNOLOGIA INDÍGENA E AFRICANA com o Prof. Edmundo Pereira

15/02 | 9h30min-12h30min | PALEONTOLOGIA com o Prof. Alexander Kellner

15/02 | 13h30min-16h30min | BIOLOGIA MARINHA E ENTOMOLOGIA com os Profs. Alexandre Pimenta, Carlos Renato Ventura e Alcimar Lago

17/02 | 9h30min-12h30min | BIOANTROPOLOGIA com o Prof. Adilson Dias Salles e com a Arqueóloga Silvia Reis

17/02 | 13h30min-16h30min | ARQUEOLOGIA BRASILEIRA com alunos do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional

Coordenação do Curso: Seção de Assistência ao Ensino do MN/UFRJ

Colaboração: Departamentos de Antropologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados, Vertebrados e Entomologia do MN/UFRJ, Museu da Vida-FIOCRUZ , Instituto Benjamin Constant – IBC e Faculdade de Letras – UFRJ.

Apoio:

IFRJ/Campus Mesquita

Central Carioca de Intérpretes de LIBRAS/Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – Prefeitura do Rio

COPPE Inclusão