Inscrições abertas para o curso Diálogos Em Rede - Encontros Com Educadores

Inscrições abertas para o curso Diálogos Em Rede – Encontros Com Educadores

Estão abertas as inscrições para o minicurso Diálogos em Rede: Encontro com Educadores promovido pela Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional. O minicurso busca  desenvolver a interação e o diálogo entre educadores(as) museais e da educação básica, a fim de promover trocas de experiências e conhecimentos, pensando em possibilidades educativas a partir dos museus junto aos públicos escolares de diferentes idades, na perspectiva da colaboração entre museu e escola.  O curso é direcionado a educadores(as) das  escolas parceiras do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também a professores da Educação Básica das redes públicas e privadas. O minicurso terá seis encontros sempre às quartas-feiras, das 18:00 às 20:00, entre os dias 08/09 e 20/10/2021.

Os interessados devem se inscrever até o dia 01 de setembro de 2021 05 de setembro de 2021 , por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/H1ywiVqY6VN36gsY9

Veja abaixo mais informações sobre a inscrição, seleção e a programação do curso:

Diálogos Em Rede – Encontros Com Educadores

Coordenação: Patrícia Desterro, Aline Miranda e Fernanda Lima – Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN)

1. Objetivo:

O minicurso busca promover a interação e o diálogo entre educadores(as) museais e da educação básica a fim de promover trocas de experiências e conhecimentos, pensando em possibilidades educativas a partir dos museus junto aos públicos escolares de diferentes idades e na promoção da colaboração entre museu e escola.

2. Público-alvo: Educadores(as) das  escolas parceiras do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e educadores da Educação Básica das redes públicas e privadas.

3. Número de vagas: 30 vagas, mais 15 para lista de espera.

4. Inscrições:

As inscrições serão realizadas do dia 23 de agosto até o dia 01 de setembro de 2021 05 de setembro de 2021, por meio de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/H1ywiVqY6VN36gsY9

5. Seleção dos inscritos:

Caso o número de inscrições superem o número de vagas, haverá seleção dos inscritos, segundo os seguintes critérios:

a) Serão priorizadas as inscrições de professores de escolas parceiras do Complexo de Formação de Professores da UFRJ, segundo ordem de inscrição. A lista de escolas parceiras pode ser consultada em: https://docs.google.com/document/d/1Pq8hmWp1unSBeuOEiIreqXWZht3KmWndfGHc4H1f_c0/edit?usp=sharing

b) Caso o total de vagas não seja preenchido por professores das escolas parceiras do Complexo de Formação de Professores da UFRJ, as vagas sobressalentes serão disponibilizadas para outros professores inscritos, seguindo a ordem de inscrição destes.

O resultado da seleção inscrições será divulgado no dia 03/09 no blog da Seção de Assistência ao Ensino: sae.museunacional.ufrj.br

Observação: A presença no primeiro dia assegura a vaga do cursista. Caso ele não esteja presente, sua vaga será disponibilizada para a lista de espera.

6. Programação:

EncontroData/horárioTema/Assuntos abordadosPalestrantes
Encontro 108/09
Apresentação do programa do Curso

Educação Museal e potencialidades da relação museu-escola.
Patrícia Desterro (SAE/MN)
Fernanda Lima (SAE/MN)

Andréa Costa (SAE/MN)
Encontro 215/09
18h às 20h
Museu, objeto e memória: Visita Virtual à exposição do MNPatrícia Desterro (SAE/MN)
Encontro 322/09
Colaboração Museu Escola a partir do Clube de Jovens Cientistas

Museu e Itinerância e o Projeto Museu Nacional Vive nas Escolas
Aline Miranda (SAE/MN) e equipe do projeto Clube de Jovens Cientistas do MN

Fabiana Nascimento (SAE/MN)
Sheila Boas (SAE/MN)
Encontro 429/09
18h às 20h
A Coleção Didática Científica  da SAE e seu potencial pedagógico – Fernanda Lima (SAE/MN)
Renata Gomes (Instituto Mar Adentro e MN/UFRJ)
Lucineia Alves
(E. M. Juan Antônio Samaranch)
Encontro 506/10
18h às 20h
Infância, ciência e história: Abordagens a partir do lúdicoCecília Schubsky (Colégio Oga Mitá e GPICC-UERJ)
Luciano Bastos (PROPGPEC- CPII)
Igor Rodrigues (SAE/MN)
Atividade assíncronaProdução da atividade final: elaboração de uma atividade educativa com o Museu Nacional em grupos
Encontro 620/10
Atividade final
Patrícia Desterro (SAE/MN)
Fernanda Lima (SAE/MN)

7. Emissão de certificado:

Serão emitidos certificados para quem atingir 75% de presença, isto é comparecer a pelo menos 5 encontros.

8. Contato para dúvidas: sae@mn.ufrj.br