SELEÇÃO DE EXTENSIONISTAS DA UFRJ
O estágio tem como objetivo possibilitar que os/as estudantes de graduação atuem junto à Seção de Assistência ao Ensino no planejamento, execução e avaliação das atividades do Projeto de Extensão “Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta”.
Os/as estagiários/as acompanharão o desenvolvimento de estudantes da educação básica ao longo dos encontros e poderão apresentar oficinas referente às suas áreas de formação. Serão realizadas leituras que amparam teoricamente o projeto.
Sobre o Projeto
O projeto consiste na formação de um clube de ciências formado por 25 estudantes do 8º e 9º ano do segundo segmento do ensino fundamental de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. As ações serão coordenadas por educadores da Seção de Assistência ao Ensino e contará com atividades promovidas por técnicos, docentes e discentes dos programas de pós-graduação do Museu Nacional. O Clube de Jovens Cientistas se reunirá semanalmente e desenvolverá atividades variadas relacionadas às exposições e pesquisas realizadas no MN. O objetivo do projeto é promover a educação em ciências e a popularização do conhecimento científico junto aos participantes do mesmo, por meio da implementação de atividades educativas nos espaços expositivos e laboratórios do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. Pretende-se aproximar o museu e as escolas envolvidas, estabelecendo uma comunicação dialógica entre as instituições, tendo os alunos como sujeitos ativos e participantes deste processo.
Carga horária semanal:
Bolsista: 20h
Sem bolsa: 8h
Disponibilidade exigida: 3ª e 5ª feira de 13h às 17h
Quantidade de vagas para estudantes de graduação: 2, sendo 1 com bolsa e 1 sem bolsa
Local de realização:
Horto Botânico do Museu Nacional/UFRJ.
Quinta da Boa Vista s/nº – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ,
20940-040
Título do Projeto
Clube Jovens Cientistas no Museu Nacional (UFRJ) – Ciência na Quinta
Objetivos:
Objetivo Geral
Promover a educação em ciências e a popularização do conhecimento científico junto a jovens do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas municipais, por meio da implementação de atividades educativas nos espaços expositivos e laboratórios do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.
Objetivos Específicos
• Fomentar o diálogo do Museu com o público jovem que frequenta a Quinta da Boa Vista e/ou que estuda nas escolas públicas municipais do bairro de São Cristóvão;
• Contribuir para a formação e motivação dos jovens por meio de novas experiências intelectuais;
• Favorecer a inclusão sociocultural de jovens estudantes pertencentes às camadas populares residentes no bairro de São Cristóvão e localidades próximas;
• Ampliar o alcance social do Museu, estimulando que pesquisadores e alunos cumpram sua função social de estar próximo da população e a serviço dela e, ao mesmo tempo, aprender com este público;
• Contribuir para a formação de uma visão mais crítica e organizada a respeito do conhecimento com o qual se tem contato no cotidiano;
• Provocar a percepção de que a ciência está presente em situações simples e palpáveis, e que dentro de certas limitações, qualquer pessoa pode fazer do seu modo de pensar um pensar científico;
• Criar situações de troca de conhecimentos de modo que, pós-graduandos, professores e mediadores possam aprender com os questionamentos, pontos de vista e as diferentes experiências e histórias de vida
dos estudantes que participarem do projeto;
• Incluir mais uma ferramenta no processo de fortalecimento das interações entre os alunos e professores dos diferentes departamentos e programas de pós-graduação do Museu Nacional;
• Estimular a comunidade das escolas a acompanhar mais de perto o que os cientistas produzem e para quem produzem.
Cursos de graduação de maior afinidade:
Pedagogia, Ciências Biológicas, História, Ciências Sociais.
Coordenação:
Aline Miranda e Silva
Laís Borges de Azevedo Mota
Andrea Fernandes Costa