Começa no dia 6/02 | VI Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional
Em fevereiro será realizada a 6ª edição do Curso de Formação Mediadores do Museu Nacional, inaugurando novo formato. Serão ao todo 6 encontros ao longo de duas semanas. Na primeira serão realizadas mesas-redondas e oficinas acerca da educação museal, relação museu-escola, acessibilidade e crianças nos museus. Já na segunda semana, serão realizadas atividades com foco nas exposições do Museu Nacional, considerando os seguintes temas: Arqueologia Brasileira, Egito Antigo, Evolução Humana (Antropologia Biológica), Biologia Marinha, Entomologia, Etnologia Indígena e Africana.
CRONOGRAMA
Datas das aulas: 6, 8 e 10/02 e 13, 15 e 17/02 | Local: Museu Nacional – UFRJ
Horário: 9h30min às 16h30min (Almoço: 12h30min às 13h30min)
Inscrições on-line: 18 a 27/01 | Divulgação do resultado da seleção: 31/01
Público-alvo: Estudantes do 2° ao 6°período dos seguintes cursos de graduação da UFRJ-História, Ciências Biológicas, História da Arte, Letras-LIBRAS, Ciências Sociais, Terapia Ocupacional, Comunicação Social, Geologia, Astronomia e Pedagogia.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
6/02 | Segunda| RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA E EDUCAÇÃO MUSEAL
9h30min – 12h30min | Mesa-Redonda “E a escola vai ao Museu: a vez e a voz dos professores”
Professores da Educação Básica compartilharão suas expectativas em relação às visitas que realizam aos museus, falarão sobre o planejamento e a avaliação das mesmas, bem como das dificuldades encontradas para realizá-las. Abordarão suas experiências bem sucedidas e mal sucedidas relacionadas às visitas aos museus e compartilharão conosco suas sugestões.
RENATA BASTOS DA SILVA | Ex-professora da SEEDUC | Professora IPPUR – UFRJ | Licenciada em História pela UNIRIO, Mestre em História pela UNESP e Doutora em História Social pela USP. Pós-doutorado PPFH da UERJ com o projeto “O pensamento educacional brasileiro e a gestão democrática na escola: uma breve experiência”. É Professora Adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Atuou no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio ministrando as disciplinas História, Sociologia, Filosofia e Geografia no Colégio Estadual Joaquim Távora; Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual Maria Pereira das Neves, Colégio Estadual Brasília e Colégio Estadual Pau D’Alho.
JOSÉ LEANDRO CARDOSO | Escola Municipal Nilo Peçanha (SME-RJ) | Bacharel e Licenciado em Historia pela UFF, Mestre em História Social pela UFF e Doutor em História das Ciências e da Saúde – Casa de Oswaldo Cruz (2009). Atualmente é professor docente I – Secretaria de Estado de Educação e Professor de Ensino Fundamental História/Humanidades, na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Desenvolve atividades cineclubistas e pesquisas na área de História e Educação, com ênfase em História das Ciências, divulgação científica, Guerra Fria, Corrida Espacial, educação sanitária, saúde pública, cinema e educação para o segundo segmento.
RUBENS AKESHI MACEDO ODA | Colégio Pedro II | Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ, Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela UFRJ, Mestrado e Doutorado em Ecologia pela UFRJ. Atualmente é professor do Colégio Pedro II e de diversas instituições de ensino médio. Coordena a Olimpíada Brasileira de Biologia. Diretor pedagógico da plataforma educacional Descomplica, atualmente investe a totalidade de seu tempo na educação básica e no desenvolvimento de projetos de popularização/alfabetização científica.
PATRÍCIA DO S. DE C. DA SILVA | Professora da SEEDUC e da SME-RJ | Licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ, Especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ, Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ. É professora da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Docente I da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, ensino de ciências, divulgação científica com ênfase em Educação não formal e formação de professores de séries iniciais.
BRUNA DE MORAES | Professora da Escola de Educação Infantil da UFRJ | Formada em Pedagogia pela UFRRJ. Especialista em educação infantil pela PUC-Rio.
13h30min-16h30min | Oficina “Educação Museal: teoria e prática”
Os participantes formarão grupos e discutirão casos relacionados à prática da educação museal, apresentando críticas e possíveis soluções para as situações e problemas identificados.
Andréa F. Costa | Educadora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional; Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos/Escola de Museologia – UNIRIO. Doutoranda em Educação pelo PPGEdu – UNIRIO, Mestre em Educação pelo mesmo Programa, Graduada em História pela UERJ – FFP.
Sheila Nicholas Villas Boas | Educadora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco e Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e MinC.
08/02 | Quarta | TEMA: ACESSIBILIDADE
9h30min-12h30min | Oficina de Audiodescrição “Palavras que fazem Ver”
Nesse encontro os participantes serão apresentados à área da audiodescrição e será dada ênfase à questão no âmbito dos museus. Os cursistas serão convidados a exercitar a audiodescrição de objetos encontrados nas exposições do Museu Nacional.
Responsável:
ANA FÁTIMA BERQUÓ CARNEIRO FERREIRA | Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC) | Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST, 2016; Especialista em Audiodescrição pela UFJF; Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST; Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ; Graduada em Letras – Português/Literaturas pela UERJ, 1996; Áudio-descritora; Membro da Comissão de Áudio-descrição do IBC; Colaboradora em áudio-descrição do Programa Especial da TV BRASIL de 2009 até 2016.
13h30min – 16h30min | Oficina de LIBRAS “Sinais em favor da mediação”
Na oficina os cursistas serão apresentados às principais características da Língua Brasileira de Sinais e a alguns sinais utilizados no contexto da visita aos museus.
Responsáveis:
RENATA RAZUK – Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação – FE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
DÉBORA O. MELO RICIO – Coordenação de NAPNE – Pedagoga Bilíngue – Professora do Ensino de LIBRAS/IFRJ – Campus Mesquita
10/02 | Sexta-feira | TEMA: INFÂNCIA E MUSEU
9h30min-12h30min | Mesa-Redonda “Tem criança no Museu!”
Mesa-Redonda formada por educadoras que abordarão aspectos relacionados à infância nos museus e resultados de pesquisas relacionadas ao tema.
THAMIRIS BASTOS LOPES – Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, Mestra em Ciências em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO e Graduada em Pedagogia pela UERJ.
ADRIANA VICENTE DA SILVA DE SOUZA – Atua no setor de extensão do Instituto de Geociências da UFRJ. Coordenou o Núcleo de Educação da Casa da Ciência da UFRJ., Graduada em Letras pela UFRJ, Mestre em Ciências pelo Programa Multidisciplinar de História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia do Conhecimento Científico da UFRJ.
BRUNA MOLISANI FERREIRA ALVES – Professora Adjunta da Faculdade de Formação de – UERJ/FFP. É Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFF. É pesquisadora do LEDUC/UFRJ e orientadora pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ.
13h30min – 16h30min | Oficinas Experimentando ser criança no museu
Os cursistas terão a oportunidade de participar de atividades voltadas para o público infantil e que são promovidas por diferentes museus de ciência.
Avental de Histórias no Castelo Mourisco/Museu da Vida |
Claudia Araujo de Oliveira – Museu da Vida – FIOCRUZ | Graduada em Museologia pela UNIRIO; Especialista em Educação Profissional em Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz; Autora do livro infantil Oswaldo e seu Castelo (Série Histórias do Museu da Vida); Co-autora do livro infantil Afinal, o que houve com o meu corpo? (Série Histórias do Museu da Vida); Educadora e integrante da equipe de mediadores do Serviço de Visitação e Atendimento ao Público/SVAP do Museu da Vida, desde 2002.
Ao longo dos encontros, considerando as temáticas de cada dia, serão realizadas atividades em diferentes exposições do MN. As mesmas serão realizadas em grupo e cada um apresentará propostas relacionadas à mediação nos espaços, levando em consideração os objetos e conteúdos presentes nas exposições. As atividades serão acompanhadas por professores de diferentes Departamentos do Museu Nacional (Geologia e Paleontologia, Antropologia, Vertebrados e Invertebrados), que atuarão como consultores ao longo do processo de elaboração da mediação, tirando dúvidas dos grupos e comentando aspectos relacionados aos conteúdos apresentados pelos mesmos.
13/02 | 9h30min-12h30min | EGITO ANTIGO com o Prof. Antonio Brancaglion Júnior
13/02 | 13h30min-16h30min | ETNOLOGIA INDÍGENA E AFRICANA com o Prof. Edmundo Pereira
15/02 | 9h30min-12h30min | PALEONTOLOGIA com o Prof. Alexander Kellner
15/02 | 13h30min-16h30min | BIOLOGIA MARINHA E ENTOMOLOGIA com os Profs. Alexandre Pimenta, Carlos Renato Ventura e Alcimar Lago
17/02 | 9h30min-12h30min | BIOANTROPOLOGIA com o Prof. Adilson Dias Salles e com a Arqueóloga Silvia Reis
17/02 | 13h30min-16h30min | ARQUEOLOGIA BRASILEIRA com alunos do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional
Coordenação do Curso: Seção de Assistência ao Ensino do MN/UFRJ
Colaboração: Departamentos de Antropologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados, Vertebrados e Entomologia do MN/UFRJ, Museu da Vida-FIOCRUZ , Instituto Benjamin Constant – IBC e Faculdade de Letras – UFRJ.
Apoio:
IFRJ/Campus Mesquita
Central Carioca de Intérpretes de LIBRAS/Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – Prefeitura do Rio
COPPE Inclusão
Sou aluno de Artes Visuais e estou no 3°período
Posso fazer este curso?
Veja informações sobre o VII Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional que ocorrerá este ano em: https://saemuseunacional.wordpress.com/2018/01/10/vii-curso-de-formacao-de-mediadores-do-museu-nacional-inscricoes-de-18-a-20-01/