SAE leva mostra para festival gastronômico na Quinta
Neste último final de semana a Quinta da Boa Vista foi palco de um movimentado festival gastronômico e o Museu não ficou de fora da programação cultural. Para compor as atrações do evento, levamos para a Alameda das Sapucaias, a mostra “Bichos pra ver, tocar e aprender”, composta por alguns itens de nossa vasta Coleção Didática e Científica para empréstimo que possui mais de 1.500 lotes. Como já esperado, foi um sucesso total.
Crianças de todas as idades, adultos e idosos ficaram maravilhados em poder tocar e aprender um pouco mais sobre os animais ali expostos. O que mais chamou a atenção entre os visitantes foram os animais taxidermizados como o Cachorro do Mato, o Pinguim, a Preguiça de Coleira com seu filhote, o Tucano e a Arara. Os vidros com as etapas do processo de metamorfose do sapo também fizeram muito sucesso, principalmente entre os adultos, que comentaram nunca terem visto todas as partes detalhadamente.
Com a tenda bem movimentada durante o dia inteiro, foi possível conversar com muitas pessoas sobre como a preservação do meio-ambiente é importante para garantir que aqueles que já estão na lista de animais ameaçados de extinção, como o Cachorro do Mato, tenham sua vida preservada, além de suscitar a discussão sobre a importância da manutenção da diversidade biológica.
O espaço também serviu para divulgar a gratuidade do Museu Nacional durante o mês de janeiro. Muitas famílias, ao saírem da tenda, aproveitaram para visitar o MN e, mesmo os que já conheciam o museu, ficaram encantados com a possibilidade de saber que o material pode ser emprestado ao colégio de seus filhos.
Estaremos de volta na próxima edição do festival, no dia 18 de fevereiro.
Não percam!