7/11 | 14h | Mesa Redonda “Crianças no Museu: acessibilidade e inclusão”
No dia 7 de novembro, segunda-feira, às 14h, será realizada no Museu Nacional a Mesa Redonda “Crianças no Museu: acessibilidade e inclusão”. A atividade faz parte da programação do Museu de Ideias, criado com o intuito de ampliar a visibilidade das pesquisas e ações realizadas no âmbito da educação não formal, promovendo a socialização dos conhecimentos e experiências produzidas, assim como provocar o debate e a reflexão acerca dos temas referentes às ações educativas em museus. O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia. Haverá certificação.
Em sua 8ª edição, o Museu de Ideias traz como tema central a educação infantil em museus. O propósito é ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas questões que envolvem o segmento, que vem ganhando espaço nos debates acadêmicos e práticas recentes. O Museu de Ideias é uma parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu Castro Maia (MCM), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e Museu Nacional (MN) e Museu da Vida (MV).
Conheça as palestrantes e confira um breve resumo de suas apresentações.
Ana Luísa Antunes | Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora da Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: anos iniciais do ensino fundamental, educação infantil, educação de surdos, formação de professores e literatura infantil.
“Refletindo sobre vivência e experiência para pensar a acessibilidade de crianças surdas aos museus” – A contribuição para a discussão será a partir da experiência da professora de surdos que atua na educação infantil do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). A proposta será discutir vivência e experiência a partir de Walter Benjamin com olhar sensível ao que pode ser proporcionado as crianças de educação infantil no espaço do museu. Trataremos de questões referentes à adaptação do espaço e/ou das crianças ao espaço do museu e as possibilidades lúdicas antes, durante e depois da visita.
Patrícia Monteiro Lima Chagas | Pedagoga (Universidade do Estado do Pará), Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, Mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF/RJ). Atua há 12 anos com pessoas com deficiência e é Coordenadora Pedagógica do Centro de Apoio Especializado em Educação Profissional – CAEP Favo de Mel/ FAETEC
“Passeando com Mariana” – O relato de experiência visa, a partir de uma ação pedagógica compartilhada entre educadores e crianças com deficiência, retratar práticas inclusivas com uso de recursos lúdicos considerando o ser criança e a exploração de diferentes ambientes, explorando detalhes, aguçando o imaginário, experimentando e vivenciando novos saberes.
Rosani Fernandes Ribeiro da Silva | Possui Curso de Formação de Professores pelo Colégio Estadual Heitor Lira e graduação em Matemática pela UNISUAM. É professora da rede municipal do Rio de Janeiro desde 1992, quando iniciou seu trabalho na área de Educação Básica. Na Educação Especial, iniciou sua atuação a partir de 1997. Trabalha na Escola Municipal São Paulo desde 2001, tendo realizado diversas capacitações na área de educação especial, deficiências múltiplas e inclusão no Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).
“Experiências de turmas de educação especial em visita a museus” – Relato de experiências com turmas de Educação Especial em visitas educativas a diversos museus do município do Rio de Janeiro, como Museu do Índio, Museu do Pontal, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Astronomia e Museu da Chácara do Céu. A professora abordará pontos positivos e negativos do trabalho desenvolvido através destas experiências, levando em conta as especificidades deste público frente ao ambiente do Museu.