Fórum sobre inclusão em museus: inscrições e envio de trabalhos
I FÓRUM SOBRE INCLUSÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Evento será realizado nos dias 13 e 14 de julho no Museu Nacional/UFRJ e contará com mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos
O Museu Nacional e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, realizarão nos dias 13 e 14 de julho, o I FÓRUM SOBRE INCLUSÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O evento ocorrerá nas dependências da Biblioteca do Horto Botânico do Museu, na Quinta da Boa Vista. O evento será gratuito, aberto a todos os interessados e requer inscrição prévia.
VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 13/07 – Quarta-feira
9h │ Credenciamento e Café da Manhã
10h │ Abertura
10h30min às 13h │ Mesa Redonda “MEDIAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM MUSEUS”
Mediação: Guilhermina Guabiraba – Chefe da Seção de Assistência ao Ensino (2011-2016) – Museu Nacional/UFRJ
Camila Alves – Educadora /CCBB Educativo
Vivian Rumjanek e Djane Cavalcanti – Projeto Surdos – Acessibilidade para Surdos em Museus e Galerias/ Laboratório Didático de Ciências para Surdos – LaDiCS – Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM)-UFRJ
Patrícia Lameirão – Seção de Assistência ao Ensino – Museu Nacional/UFRJ
Katia Nunes – Diretora do Instituto Helena Antipoff /Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura do Rio de Janeiro
13h às 14h30min │ Almoço
14h30min às 17h │ Oficinas na perspectiva inclusiva
Oficina 1 │ ÁUDIO-DESCRIÇÃO
Coordenação: Profa. Nadir da Silva Machado – Divisão de Produção de Material Especializado (DPME)-Livro Falado/ Instituto Benjamin Constant –IBC
Oficina 2 │ ACESSIBILIDADE EM MUSEU PARA SURDOS
Coordenação: Profs. Tania Chalhub e Ricardo Janoário – Instituto Nacional de Educação de Surdos/ INES
Oficina 3 │PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA ÁREA DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Coordenação: Profa. Ana Paula Sodré da Silva Estevão (IFRJ); Profa. Ana Paula Bernardo dos Santos (IFRJ); Prof. Aires Conceição da Silva (IBC); Profa.Vanessa de Souza Nogueira Penco (IFRJ); Anne Carolina da Silva Rocha e Thamiris Pereira Cid – Licenciandas em Química/Campus Duque de Caxias
Oficina 4 │FORMANDO PROFESSORES DE QUÍMICA PARA A INCLUSÃO: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Coordenação: Profa. Maria Celiana Pinheiro Lima; Beatriz Pereira Cavalcante; Gabriela Dos Santos David; Indira Barbosa; Ricardo Lopes De Souza Junior; Douglas Galdino Dos Santos; Flávia De Almeida Pereira; Gabriel Nogueira De Souza; Isabelle Nascimento De Mello; Jéssica Gomes De Souza; Pamella Elizienny Domingos Rodrigues; Pedro Paulo Lopes -Licenciandos em Química/Campus Duque de Caxias
Oficina 5 │ ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Coordenação: Profas. Andréa Nascimento e Carla Mahomed; Andreza S. Carvalho (Licenciatura em Física/ Campus Nilópolis); Rachel Trajano Soares (Ensino Médio – Curso Manutenção e Suporte de Computadores/ Campus Nilópolis) e Cleuber Fabiano Pereira Mendes (Licenciatura em Química/ Campus Nilópolis)
Dia 14/07 – Quinta-feira
9h │ Credenciamento e Café da Manhã
10h │ Abertura
Relato de experiência sobre o lançamento do eixo AcessibilidadeS no Museu das Telecomunicações
Bruna Cruz e Renata Fontes Freire | Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Oi Futuro
10h30min às 13h │ MESA REDONDA “MUSEU E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL”
Mediação: Diego Vaz Bevilaqua – Chefe do Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ
Filipe Ubaldo Barbosa – Coordenador do Projeto Circulando Geral/ Subsecretaria de Proteção Especial/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Prefeitura do Rio de Janeiro
Luiz Pizarro – Coordenador do Projeto Educativo “Eu, Você e o MAM” /Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro– MAM
Sibele Cazelli – Pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências /Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCTI
Mariléia Franco Marinho Inoue – Professora da Escola de Serviço Social – ESS/UFRJ
13h às 14h30min │ Almoço
14h30min às 17h │ Apresentação de Pôsteres
001 | ACESSIBILIDADE DOS DEFICIENTES VISUAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO:
MUSEUS DE CIÊNCIA – UM ESTUDO DE CASO |
Beatriz Rodrigues Braga, Aline Meneguci da Cunha, Geórgia Atella e Flávia Barbosa da Silva Dutra |
002 | ATIVIDADES DE EXTENSÃO INCLUSIVA NO OBSERVATÓRIO DO VALONGO-UFRJ:
ASTRONOMIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Rayssa Cristine Feitosa, Luciana Arruda e Silvia Lorenz-Martins |
003 | DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS DO BRASIL: A METODOLOGIA PARA UMA PESQUISA NACIONAL
|
Jessica Norberto Rocha, Aline Oliveira Molenzani e Luiz Gustavo Barcellos Inácio |
004 | OFICINA BRAILLE: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO | Joyce Braga, Kira Medon, Luana Sampaio, Maria Helena Meirelles e Suellen Destefani |
005 | ÁUDIO- DESCRIÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ACESSIBILIDADE CULTURAL | Maria Cecilia Tavares, Ana Beatriz L. de Moraes e
Ana Maura A. Lopes |
007 | ACESSIBILIDADES NO PLURAL: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA EDUCATIVO OI FUTURO | Vinicius Monção, Renata Fontes Freire, Elisangela Lima, Ingrid Crespo, Juliana Borzino, Márcia Pereira dos Santos e Rachel de Queiroz. |
008 | A participação dos professores de anos iniciais nas oficinas do projeto “uma luz para as crianças: o MICInense popularizando a Ciência no interior do estado” | Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrécia Martins Oliveira, Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes e Christine Ruta |
009 | Alunos de Escolas Públicas do Município de Barra Mansa tem acesso pela primeira vez a um Museu | Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Christine Ruta, Claudia Aparecida Balieiros Moraes e Lucrécia Martins |
010 | O MICInense se enche de cores para receber os alunos de deficiência auditiva. | Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrécia Martins Oliveira, Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes e Christine Ruta |
011 | BENEFÍCIOS COGNITIVOS DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA TERCEIRA IDADE | Lucrécia Martins Oliveira, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Natalie Arantes Yoshimura, Claudia Aparecida Aguiar Balieiro Moraes e Christine Ruta |
012 | LEGENDANDO FILMES PARA ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE | Maria Carmen Euler Torres, Ana Neri Cristino de Oliveira, Thaís Helena Marins Pereira, Angélica Cristina Rodrigues dos Santos, Dandara Cristina Conceição de Paula e Elizabeth de Souza Gomes |
013 | MICINENSE: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrecia Martins Oliveira, Acácio Raphael Aguiar Moraes e Christine Ruta. |
014 | A VISÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADOS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO DE COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
|
ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES
|
015 | MOCEM: A ESTRATÉGIA DO MICINENSE PARA OPORTUNIZAR A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA PARA TODOS OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA | Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrecia Martins Oliveira, Acácio Raphael Aguiar Moraes e Christine Ruta.
|
016 | MEDIADOR COM DEFICIÊNCIA NOS ESPAÇOS
NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO |
Alina Yukari Yamada da Fonseca e Kessia Azevedo Braga |
017 | POSSÍVEIS CAMINHOS ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA (MCTer): ACESSIBILIDADE ATITUDINAL | Nathalia Winkelmann Roitberg, Marta Ferreira Abdala Mendes, Amanda Paula dos Santos, Angelica Cristina Rodrigues dos Santos, Clara Benarroz da Silva Pereira, Mayra Meirelles Marques, Jones Mendes, Julia Schreiber e Yasmin Tinoco |
018 | CONHECENDO OS MINERAIS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA-CPRM/RJ | Suzana Cristina de Moura, Márcia Aparecida dos Reis Polck e Adriana Gomes de Souza |
019 | UM MUSEU PARATODOS: AÇÕES PARA A ACESSIBILIDADE NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (MGEO/UFRJ) | Daniel Monteiro Pereira, Tatiana de Castro Barros Fonseca, Aline Gregório de Souza, Tainá Figueiredo, Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos e Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro. |
020 | AMPLIANDO AS REDES SOCIAIS E CULTURAIS COM A JUVENTUDE DE MANGUINHOS E MARÉ | Hilda da Silva Gomes; Carmen Evelyn Rodrigues Mourão e Monique Ramos Garcia da Silva |
022 | OFICINA AEDES AEGYPTI: MOSQUITO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA OU ZIKA? – CIÊNCIA E SAÚDE EM MANGUINHOS. | Monique Ramos Garcia da Silva, Hilda da Silva Gomes e Carmen Evelyn Rodrigues Mourão |
023 | DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE ACESSIBILIDADE PARA EXPOSIÇÕES EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS ITINERANTE CARAVANA DA CIÊNCIA/ RJ | Luiz Gustavo Barcellos Inacio e Jessica Norberto Rocha |
024 | A EDUCAÇÂO COMO FORMA DE REINSERÇÃO
|
Flávia Roberta Bezerra Balbino, Maximiliano de Freitas Martins, Fernanda de Jesus dos Santos Freitas, Janice Cristina da Silva Luiz Cabo Verde, Julia Rodrigues Machado, Maria Celiana Pinheiro Lima, Sheila de Araújo, Stephany Petronilho Heidelmann e Gabriela Salomão Alves Pinho |
025 | ACESSIBILIDADE CIENTÍFICO/CULTURAL COM E PARA SURDOS | Vanessa Miro Pinheiro |
026 | INCLUSÃO E ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | Marcia Rodrigues Pereira |
027 | INCLUSÃO SOCIAL NOS MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA? | Sheila Cristina Matos dos Santos, Carla Mahomed Gomes Falcão Silva e Andréa Silva do Nascimento |
029 | O TEATRO NO MAST LEVANTANDO DEBATES SOBRE RAÇA E GÊNERO NO CAMPO CIENTÍFICO | Igor Fernandes Rodrigues,
Aline Miranda e Souza, Eugenio Reis Neto e Maria Esther Valente |
030 | Encontros de saberes na relação educador, professor e alunos nas visitas inclusivas ao Museu de Arte do Rio
|
Amanda Campos de Freitas, Bruno da Silva de Oliveira, Eliã de Almeida da Silva, Georges Marques Gonçalves, Gleyce Kelly Maciel Heitor, Janaina Melo, Leonardo Ricardo da Silva, Pedro Ricardo Cunha Silva e Wallace Ribeiro Ramos |
031 | ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS DO INSTITUTO BUTANTAN: PASSOS INICIAIS | Larissa Foronda, Mariana Galera Soler, Glaucia Colli Inglez e Adriana Mortara Almeida |
032 | A PROMOÇÃO DO ACESSO AO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO E A INCLUSÃO SOCIAL NOS MUSEUS: Estudo de caso da atividade “Bichos para ver, tocar e aprender”, do Museu Nacional | Bárbara do Nascimento Carvalhosa e Andréa Fernandes Costa |
033 | INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO E AGENCIAMENTO NO PROJETO MAR EM LIBRAS | Gleyce Kelly Heitor, Amanda Campos de Freitas, Thyago Corrêa e Janaina Melo |
034 | ESPAÇO CIÊNCIA ACESSÍVEL: AVALIANDO O COMPORTAMENTO DO PÚBLICO EM UMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ | Paulo Victor Catharino Gitsin |
035 | ACESSIBILIDADE[S], COMUNICAÇÃO E MUSEUS | Flávia Barros Ferreira e Andrea Fernandes Costa |
036 | ACESSIBILIDADE PARA SURDOS EM MUSEUS | Angelica Cristina Rodrigues dos Santos, Tânia Chalhub, Ricardo Janoario |
037 | Rodas no Museu: Apontamentos de uma aluna cadeirante | Patrícia do Socorro de Campos da Silva |
038 | O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MÓVEIS POR PROFESSORES E ALUNOS SURDOS NO COTIDIANO ESCOLAR | Fabiano Rocha e Keles Soares |
040 | INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO | Fabiano dos Santos Silva |
041 | ACESSIBILIDADE E REALIDADE: UMA VISITA AO PLANETÁRIO DA GÁVEA | Mariana Nogueira da Motta e Eline Deccache Maia |