Crianças participaram de atividades promovidas pela SAE
Atividades Educativas e Culturais para Crianças de 3 a 10 anos no Evento Por Uma Quinta da Boa Vista Melhor.
No dia 10 de abril, o Museu Nacional, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, a Câmara Comunitária de São Cristóvão e frequentadores do Parque da Quinta da Boa Vista se uniram para realizar o evento #PorUmaQBVMelhor❤. O mesmo buscou reunir todos aqueles que amam o Parque e que estão tristes com a situação de abandono em que o mesmo se encontra. O evento teve como objetivo reunir diferentes setores da sociedade para cobrar das autoridades uma maior atenção em relação ao Parque, que é patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, tendo sediado o Paço de São Cristóvão, hoje a sede do Museu Nacional, maior Museu de História Natural e de Antropologia do país.
A Seção de Assistência ao Ensino, setor educativo do Museu Nacional, organizou atividades culturais e científicas para a garotada com idade entre 3 e 10 anos. Foram quatro oficinas que tinham por objetivo introduzir o público infantil no universo das Ciências Naturais e Antropológicas e estimular a criatividade dos pequenos.
Na oficina de Máscaras egípcias, os pequenos visitantes foram apresentados à uma pequena parte da cultura dessa civilização e exercitaram a criatividade confeccionando máscaras de deuses e faraós.
Na oficina Conhecendo os Fósseis, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos paleontólogos e descobrir como eles fazem para saber da existência de animais que já não existem mais no planeta, como os famosos dinossauros. Puderam simular uma escavação, tocar em fósseis de verdade e visitaram as exposições de paleontologia e paleoarte do Museu Nacional. Além disso, puderam exercitar a criatividade confeccionando dinossauros de papelão.
Na atividade Era uma vez em São Cristóvão… as crianças ouviram narrativas sobre a história do Parque da Quinta da Boa Vista e do Museu Nacional, palco de grandes acontecimentos históricos e científicos no cenário nacional desde os tempos do Rei D. João VI e dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II.
Na oficina Brincando com o Meio Ambiente as crianças aprenderam sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o lixo que produzimos em nosso cotidiano para que as condições de vida em nosso planeta seja preservada. As crianças por meio de jogos, trabalharam conceitos de reutilização, preservação e cuidado com a natureza.
Foi um dia de muita atividade e aprendizagem para todos os envolvidos. O evento contou com a participação das educadoras da SAE, dos estagiários voluntários do Colégio Pedro II (PIC Jr), bolsistas PRODICC (UFRJ) e estagiários do Curso de Museologia da UNIRIO. As atividades foram organizadas em dois horários, manhã e tarde, e contou com a presença de 73 crianças.