O que rolou na Primavera de Museus e no Dia Nacional do Surdo

Primavera de Museus 2015 e Dia Nacional do Surdo no Museu Nacional

No dia 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo. Reconhecendo a importância da data, a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional preparou uma programação especial. A Comemoração foi realizada juntamente com a 9a Primavera de Museus, que teve como tema “Museus e Memórias Indígenas”.

No sábado (26), o público do Museu Nacional pode, em dois horários, assistir à palestra do Prof. Dr. Walmir Cardoso (PUC – SP e TV Escola). A palestra intitulada “Memórias das estrelas entre os povos indígenas”, possibilitou aos visitantes conhecer um pouco mais sobre Astronomia Cultural e sobre o céu dos índios brasileiros.

Walmir

A palestra, que contou com a presença de surdos, foi traduzida simultaneamente para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

interpretes2

A palestra contou, ainda, com um planetário inflável, dentro do qual os participantes puderam ver as constelações criadas por diferentes grupos indígenas do nosso país.

palestra

planetario

Ao longo de todo o dia 26 e 27, os visitantes puderam tocar em objetos de origem indígena e entender melhor como são usados e para que servem. No dia 27, a SAE contamos com a colaboração do Prof. Edmundo Pereira, do Setor de Etnografia e Etnologia, que apresentou ao público as exposições de Etnologia Indígena do MN.

acervo indigena

acervo indigena3 acervo indigena2

O público surdo, assim como todos os demais visitantes, conferiram a Exposição Acessível “O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos”. A mesma conta com vídeos em Libras, acessíveis aos visitantes por meio do uso de seus próprios smartphones para a leitura dos códigos QR colocados na exposição. Os vídeos em Libras também estarão disponíveis em tablets, que devem ser solicitados aos mediadores do setor educativo.

ciencia acessivel2 ciencia acessivel