3/09:NOVA EXPOSIÇÃO METEORITOS – DA GÊNESE AO APOCALIPSE
MUSEU NACIONAL APRESENTA AO PÚBLICO A EXPOSIÇÃO “METEORITOS – DA GÊNESE AO APOCALIPSE”
Será inaugurada no dia 3 de setembro (quinta), às 17 horas, a exposição METEORITOS – DA GÊNESE AO APOCALIPSE, concebida pela Profa. Dra. Maria Elizabeth Zucolotto, do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – MN/UFRJ. A mesma mostrará ao público a importância dos meteoritos desde o surgimento da vida na Terra até a algumas extinções, buscando provocar reflexões acerca das nossas origens e do nosso futuro.
A exposição interativa conta com itens do acervo da coleção do Museu Nacional/UFRJ, dentre eles o segundo maior meteorito do Brasil, o Santa Luzia, no qual o visitante poderá tocar e até mesmo sentar e fazer uma selfie. O público encontrará, ainda, fragmentos do que possivelmente já foi solo de Marte, da Lua ou até do interior de asteroides. Na exposição será possível descobrir como diferenciar um meteorito de um “mentiorito” (objetos confundidos com meteoritos).
Dentre as questões discutidas pela exposição estão: O que são meteoritos? Como são e de onde vieram? Como influenciaram na formação do sistema solar e na origem da vida? Quais as suas relações com grandes extinções -como a dos dinossauros – e com a evolução humana? Quais as possibilidades de relação dos meteoritos com o “Armagedom” descrito no apocalipse?
Aspectos religiosos também serão abordados, com destaque para o fato de meteoritos serem adorados como objetos sagrados ou divindades, a exemplo da pedra de Kaaba dos muçulmanos, e das divindades Cibele, dos gregos, e Elagabal, dos sírios.
A exposição conta, também, com uma adaga Keris rara, da Indonésia, feita de meteorito. Na antiguidade, as melhores espadas eram feitas utilizando-se o ferro meteorítico, tendo o mesmo sido usado antes mesmo do domínio do ferro pela siderurgia.
SERVIÇO
METEORITOS – DA GÊNESE AO APOCALÍPSE (Exposição de Longa Duração)
Abertura – 3 de setembro de 2015
Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro
Aberto de terça a domingo das 10 às 16 horas, e segundas das 12 às 16 horas