2ª Reunião dos cursistas do projeto Descobrindo a Terra
No dia 30 de julho houve a segunda reunião de planejamento para a realização da exposição itinerante que será elaborada pelos professores cursistas do projeto “O Museu Nacional e a Comunidade Escolar do Rio de Janeiro”. O programa é uma realização da SAE, com patrocínio da BG Brasil, em colaboração com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) e o Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (DGP).
O Projeto tem como objetivo contribuir para a formação de docentes nos campos da educação em museus e das geociências, promovendo uma maior integração entre o Museu Nacional e as instituições de ensino do Rio de Janeiro. A atividade faz parte da segunda fase do projeto, onde durante todo o mês de julho os professores trouxeram seus alunos para percorrer as salas de exposições do museu, no qual muitos deles usufruíram de sua primeira experiência percorrendo o acervo da instituição.
A reunião teve como ponto principal a conclusão do planejamento da exposição itinerante a ser elaborada pelos docentes e percorrerá todos os colégios onde lecionam esses profissionais. Ademais, houve na mesma ocasião uma aula sobre Paleobotânica e uma visita técnica à exposição “A (R)evolução das Plantas” realizada pela professora Luciana Witovisk, do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional/UFRJ.
Uma exposição pioneira: a primeira sobre o tema encontrada no museu e que abriga o primeiro fóssil vegetal coletado no Brasil, batizado de Psaronius brasiliensis. A proposta é que os visitantes desse espaço realizem uma viagem para o universo vegetal. Na exposição há conteúdos audiovisuais que mostram a evolução das plantas, assim como um jardim sensorial onde as mesmas podem ser tocadas.