11/11 | Palestra “O nascimento do 14 bis de Santos=Dumont”

No dia 12 de novembro comemoramos os 110 anos do voo que entrou para a História e que alçou aos céus o nome de um brasileiro. O nome dele é Alberto Santos=Dumont. Este, que  é ainda hoje um dos mais célebres personagens da História do Brasil, foi também um  ilustre visitante do Museu Nacional. Na imagem abaixo vemos o registro de uma  visita sua ao MN realizada em companhia de seus sobrinhos.

Picture 377

Para comemorar essa efeméride, a SAE está com uma programação especial para os dias 11, 12 e 13 de novembro.

Abrindo a programação teremos uma interessantíssima palestra proferida por um dos maiores especialistas na trajetória de Santos-Dumont.

PALESTRA| O Nascimento do 14 bis de Santos Dumont por Henrique Lins de Barros*

10h | Auditório Roquette-Pinto (Andar térreo do prédio principal)

 Como nasceu o 14bis, o primeiro avião do mundo? Santos-Dumont já era reconhecido por sues trabalhos em balões dirigíveis: em 19 de outubro 1901 realizou o primeiro voo dirigido da história com o seu N-6, inaugurando a Era da Navegação Aérea. Em 1903 fez várias demonstrações públicas com o dirigível N-9. Em pouco tempo, inicia estudos com os mais pesados que o ar e em 1906 resolve o problema do voo do avião. Qual a trajetória de Santos- Dumont? Onde ele buscou inspiração?  Quem voou primeiro: os irmãos Wright ou Santos-Dumont?

* Henrique Lins de Barros | Físico, Pesquisador Titular do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF, estuda microrganismos magnéticos. Tem realizado pesquisas sobre a história da aviação, em particular a de Santos Dumont. Tem vários artigos sobre microrganismos magnéticos coletados em águas do estado do Rio de Janeiro e já publicou livros sobre Santos Dumont. Foi roteirista do filme de Nelson Hoineff, “O homem pode voar”, e consultor científico da exposição “Santos Dumont, o poeta voador”, de Gringo Cardia, atualmente no Museu do Amanhã.

 

santos-dumont